clipping_sucao_franquiacombr
11 nov 2014

Rede de sucos ‘Sucão’ anuncia expansão e torna-se franquia

Sinônimo de alimentação prática e saudável, o Sucão expande seu nome e formata-se como franquia. A primeira unidade nesses moldes já está em funcionamento no Shopping Unimart, em Campinas (SP).

 

A marca, que nasceu na região central da cidade em 1975, conquista desde então clientes adeptos a um cardápio leve, colorido e saboroso, composto por sucos, vitaminas, smoothies, saladas, omeletes e sanduíches. Na base de seus pratos, ingredientes frescos cuidadosamente selecionados para integrar refeições completas e nutritivas.

O novo modelo de negócio foi constituído levando em consideração indicadores de mercado do Brasil e do Sudeste. O segmento de alimentação especializada aparece em terceiro lugar na lista dos dez que mais cresceram até agora, em comparação a 2013.

Estudos apontam que os consumidores em geral estão mais atentos à saúde e, consequentemente, dão mais importância à alimentação balanceada. O estudo Brasil Food Trends 2020, por exemplo, confirma o comportamento ao indicar cinco grupos de tendências no setor de alimentação: Sensorialidade e Prazer; Saudabilidade e Bem-Estar; Conveniência e Praticidade; Confiabilidade e Qualidade; e Sustentabilidade e Ética.

Atualmente, além da unidade no centro de Campinas, o Sucão tem outras quatro lojas em operação instaladas em praças de alimentação de centros comerciais do munincípio (shoppings Prado, Galleria, Bandeiras e Unimart), onde os clientes contam com conforto, praticidade e atendimento ágil. As unidades são monitoradas e seguem rigorosos padrões de qualidade. Os cardápios apresentam adaptações e atualizações que respondem às demandas do público e seguem tabelas nutricionais feitas a partir da consultoria de especialistas em alimentação.

“Até pouco tempo, as praças de alimentação eram dominadas pelos fast-foods. Quando a primeira unidade em shopping foi aberta, em 2005, o Sucão era um ‘filho-único’ nesse segmento”, explica um dos sócios, Antonio Ricardo Mesquita, cujo pai é o fundador da marca. “Hoje, felizmente, a alimentação saudável é uma realidade. Temos muito orgulho do nosso pioneirismo na região de Campinas e do nosso crescimento”, completa.

Outros dois jovens empreendedores, Filipe Falcão e Henrique Soré, também integram a sociedade do Sucão e participaram de forma intensiva dos estudos de franqueamento da marca. Dessa forma elaboraram, juntamente com uma equipe técnica especializada, um projeto sólido e sustentável de baixo custo operacional e margens de contribuição acima da média do mercado de alimentação.

O portfólio de produtos para o modelo de franquia foi construído apoiado em três premissas: modelo operacional sustentável; baixo custo operacional; e sinergia entre os produtos, otimizando a cadeia de suprimentos.

Esses foram alguns dos fatores que chamaram a atenção da empresária e nutricionista Juliana Schineider, primeira franqueada do Sucão.

“É uma marca consolidada na região de Campinas, que me atraiu não só pelos valores e pela qualidade dos produtos, mas também pelo modelo eficiente de negócio que tem tudo para crescer ainda mais”, explica.

Assim, a previsão é de crescimento ordenado a partir da seleção criteriosa das praças e de franqueados que contribuam para o fortalecimento da rede com atenção integral aos padrões de qualidade estabelecidos.

Agora, o Sucão busca outros parceiros que se identifiquem com os valores da marca e que sejam empreendedores, dinâmicos, persistentes e proativos. O objetivo é repetir nas unidades franqueadas o sucesso obtido nas operações próprias.

“Vamos disponibilizar o know-how adquirido nos últimos anos para franqueados interessados em investir num negócio rentável, que incentiva hábitos saudáveis e preza pelo bem-estar de seus clientes. Trata-se de uma marca tradicional sem deixar de ser inovadora”, conclui Filipe Falcão.

Sobre o Sucão Lanches

O Sucão Lanches faz parte da história de Campinas (SP). A lanchonete é um ícone da região central desde sua inauguração, em 1975, quando misturas ousadas encantavam os clientes que passavam pela movimentada avenida Benjamin Constant. O famoso balcão já presenciou pedidos de diversas gerações de frequentadores fiéis, conquistados por receitas exclusivas, como os sucos 3 em 1 e Stilk, que se mantêm até hoje no cardápio.

30 anos depois, era hora de crescer. De olho no potencial e na praticidade intrínseca aos centros comerciais, a segunda loja foi instalada em 2005 na praça de alimentação do Shopping Prado. Em seguida, vieram as unidades do Shopping das Bandeiras e do Galleria Shopping. Em 2014, mais uma novidade: o Sucão Lanches formata-se como franquia e abre, no Shopping Unimarta primeira loja seguindo o novo modelo de negócio, cujo foco é intensificar a oferta de alimentos saudáveis e saborosos de maneira rápida, a um preço acessível. Para 2015, estão sendo projetas outras unidades franqueadas.

Em comum a todos os estabelecimentos, estão as misturas clássicas e inovadoras que saem dos liquidificadores pilotados com maestria pelos suqueiros para oferecer os melhores sucos naturais, combinados e funcionais, vitaminas e smoothies (combinação de frutas batidas com frozen iogurte). Sanduíches quentes e frios, saladas, omeletes e açaí (sem conservantes e sem estabilizantes) também compõem um menu fresco, colorido, saudável e extremamente saboroso.

No Sucão, a qualidade está presente em todas as etapas: desde a escolha criteriosa das frutas buscadas diretamente na CEASA (Centrais de Abastecimento de Campinas) até a criação de misturas por meio do desenvolvimento de fórmulas únicas – sempre sob orientação nutricional que garante a extração e o uso das melhores propriedades de cada ingrediente. Não à toa, levou por sete vezes consecutivas o título de melhor suco da região, segundo a revista VEJA Campinas.

Sob o comando dos jovens sócios Antonio Ricardo Mesquita, Filipe Falcão e Henrique Soré, a marca cresce a cada dia e se moderniza, sem perder de vista sua essência e filosofia, que conquistaram a confiança e o paladar dos campineiros há quase 40 anos.

Publicado originalmente no site Franquia.com.br.

Nenhum comentário